sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dicas e Recursos de Segurança


Embora a segurança total não seja realmente possível, é possível realizar atividades de forma mais segura. Tomar precauções, como a seguintes, irá ajudá-lo a manter a sua expectativa de privacidade.

Para se comunicar com segurança é recomendado:

-Mantenha qualquer coisa confidencial – e qualquer coisa sobre planos – fora do e-mail. No geral, tenha como hábito a filosofia do desapego e sempre apague tudo. (ou seja, apague regularmente e-mails, textos, anexos, tudo. Adotar isso como uma regra geral não deixará nada para ser usado contra você em um tribunal caso seja intimado – lembre-se de apagar as mensagens enviadas também.)

-Use um Cliente de E-mail: Usar um cliente de e-mail opensource como o Thunderbird para fazer o download dos seus e-mails é melhor do que deixar todos os seus e-mails online no gmail ou yahoo (sem mencionar que ambos são notórios por digitalizar e basicamente se apoderar de todos os seus dados). Você deve habilitar a autenticação de segurança SSL ou TSL.

-O Hushmail é uma boa opção de e-mail seguro: qualquer um pode criar uma conta gratuíta no hushmail.com. É necessário entrar pelo menos uma vez a cada 3 semanas, a fim de mantê-lo ativo. Apesar do hushmail ser melhor do que os serviços de e-mail comuns sem criptografia, recomenda-se praticar bons hábitos de desapego [isto é, apagar mensagens enviadas e recebidas sistematicamente] e sempre considerar que nada que você enviar será sempre totalmente seguro; é apenas melhor. O hushmail está hospedado por um terceiro, que você desconhece.

-Em vez de e-mail, use mensagens instantâneas (instant messaging), tanto quanto possível, através do Pidgin com o plugin “Off The Record.” Certifique-se de ativar as funções que não salvam conversas arquivadas. O plugin Off The Record permite que você autentique quem está conversando contigo [de várias maneiras diferentes], para em seguida, criptografar as mensagens enviadas ao vivo.

-Uma ferramenta de planejamento de trabalho e compartilhamento de informações úteis é o Basecamp. Outras alternativas de ferramentas de gestão de projetos estão aqui. Ferramentas de planejamento de trabalho possuem um grande espaço para as pessoas gerenciarem tarefas, usar writeboards (como wikis) para acompanhar os planos, notas, etc, como alternativa a troca de e-mails continua. Certifique-se de habilitar a função SSL-Security nas configurações da conta.

-No esquema de segurança hierárquico das coisas, telefones fixos geralmente são considerados “melhores” do que os telefones celulares.

-Para documentos prefira softwares opensource como www.openoffice.org do que os produtos do Microsoft Office.

-Sistema Operacional: No geral Macs são considerados mais seguros do que Windows (windows são fáceis de hackear), mas ambos são corporativos e registram os seus dados. Sistemas operacionais baseados no Lynux são a melhor opção, como o Ubuntu por exemplo.

-TOR é uma ferramenta que fornece anonimidade e privacidade nas atividades online.

-Encriptação de Email: Criptografe seu e-mail através do PGP ou PHP ou GPG que usa chaves privadas compartilhadas para autenticar quem está recebendo as suas mensagens, e sua mensagem percorrerá a rede até o destinatário de forma criptografada (ou 'ininteligível'), de modo que ninguém mais possa vê-la (e-mail sem criptografia basicamente percorre a rede como um cartão postal e muitas pessoas ao longo do caminho podem vê-lo). Um bom recurso de criptografia para começar é o Enigmail.

Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...