terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como Manter a Atenção do Público Durante a Palestra


Por Andy Goodman


Clique aqui para mais detalhes
O segredo é ser você mesmo, ou uma versão melhorada de si mesmo. Relaxar e deixar sua personalidade genuína fluir é um grande feito, no entanto um palestrante que está confortável consigo mesmo e não faz contato visual com o público, fala susurrando e fica plantado no podium dificilmente se destacará dos outros.

A palavra-chave é confiança. Quando você domina o seu material e sabe a melhor forma de transmitir o seu conhecimento para a platéia, é fácil relaxar e ser você mesmo. Adquirir presença de palco – isto é, contato visual, controle vocal, domínio de como se movimentar e se portar em cima de um palco – aumenta o seu nível de confiança, portanto é desejável estudar e praticar tudo o que puder até que se torne algo automático.

Contato Visual:

Contato visual é uma das ferramentas mais poderosas a disposição do orador. Usado adequadamente, isso pode lhe ajudar a se conectar com o público, reaver a atenção das pessoas que ficaram dispersas, e assegurar que os pontos principais do seu discurso sejam assimilados.

O segredo é pensar na platéia como um conjunto de indivíduos onde cada um deseja ter a sensação de que você está falando diretamente com ele. O contato visual passa essa sensação, e você quer que o máximo de pessoas possível tenham essa sensação. Esteja ciente de que um breve olhar de relance é insuficiente. Você precisa manter o contato visual com cada pessoa até completar uma sentença ou raciocínio, dando a cada pessoa tempo o suficiente de ter a sensação de conexão.

Caso possua dificuldade de olhar desconhecidos nos olhos, comece pelas pessoas mais simpáticas – aquelas que já estão sorrindo e balançando a cabeça. Além disso você pode conversar com alguns dos participantes antes do início da palestra, assim alguns deles já serão rostos familiares quando você subir ao palco.

Então se aprimore, olhe para cada pessoa por vez, e mostre o quanto você está interessado em suas reações. Em troca eles irão demonstrar um interesse ainda maior pelo que você tem a dizer. Se você estiver contando uma história de dois minutos, conte-a para dez pessoas diferentes [uma sentença para cada pessoa]. Ao invés de falar mirando o infinito, fale olhando nos olhos dos espectadores.

Dispersão

Quando o contato visual é negligenciado ao público, as pessoas se sentem livres do constrangimento de estarem sendo observadas. Então elas estarão liberadas para ler jornal, fazer um cafézinho, mexer no celular e jogar Candy Crush! Se o orador nunca mantém o contato visual [o público pensa que não pode ser visto pelo palestrante] ou estiver ausente [fisicamente] do auditório, a platéia irá relaxar e começar a fazer palavras cruzadas.

Controle Vocal:

Assim como o contato visual, sua voz é uma ferramenta que pode lhe auxiliar a transmitir significado e a segurar a atenção da platéia. Um erro grosseiro é pensar que a voz é um instrumento com apenas duas configurações: “Berrando igual a um bezerro desmamado,” para ser utilizado quando quiser a atenção do público, e “fala monótona e cansativa” para quaisquer explicações e observações feitas.

Volume

Amadores aumentam o volume da voz e batem no podium para conseguir atenção. Profissionais sabem que isso esgota a paciência da platéia, por isso eles variam suas técnicas vocais para chamar a atenção do público.

Velocidade

Desacelerar e colocar mais ênfase em cada palavra pode chamar a atenção para certas partes do seu discurso. (pare de falar de uma só vez e você pode ver as pessoas lhe obsevando atentamente.) Essa pode ser uma técnica mais poderosa do que aumentar o volume da voz pois é desnecessário berrar – as palavras se encarregam por si só da expressividade, e você está servindo-as um pouco mais deliberadamente apenas para garantir que todos compreendam o ponto principal.

Aumentar deliberadamente o ritmo da sua fala deixa o público ciente de que “ essa parte vale a pena escutar, mas não iremos nos alongar nela,” mas tenha cuidado: Falar rápido demais por muito tempo sem pausar tempo o suficiente para que o público possa digerir o que foi dito leva a sobrecarga de informação. Alta velocidade pode ser associada com o nervosismo, então use o acelerador com cautela.

Tom

Seriedade, sarcasmo, tédio, alegria – sua voz pode transmitir uma série de emoções. Mudar o tom de voz pode mudar drásticamente o significado de suas palavras. Por exemplo, considere a sentença: “Essa é uma boa ideia.” Dita de certa forma, isso pode significar, “Finalmente, alguém veio com uma boa sugestão.” Dita de outra maneira, pode significar, “Essa foi a coisa mais estúpida que eu já escutei na minha vida.” E falando em um tom neutro, pode levar o espectador a se indagar o que o palestrante está pensando ao dizer tal frase. Desde que você deseje que a platéia saiba precisamente o que você está pensando, tire um momento para se perguntar se o tom de voz que você usa transmite consistentemente o significado que quer.

Palestrantes que mantém o volume, velocidade e tom de voz constantes produzem uma fala monótona e cansativa que pode levar os espectadores gradativamente ao sono profundo, ou no mínimo fazer com que procurem desesperadamente por seus telefones celulares. É justamente a variação desses ítens [volume, velocidade e tom] que torna um discurso interessante, e o uso premeditado dessas variações é o diferencial dos palestrantes talentosos.

Linguagem Corporal:

Uso do Podium

O podium é um bom lugar para fixar o microfone, colocar suas anotações e um copo de água, mas ele também se torna uma barreira entre o orador e o espectador. A expressão corporal é um instrumento poderoso, e o podium diminui o poder de alcance dessa ferramenta. Então qual seria a finalidade de se esconder atrás de um podium ou permitir que ele comprometa a sua movimentação pelo palco? Usar um microfone de lapela ou sem fio pode lhe dar maior mobilidade pelo palco para falar diretamente com os espectadores, apontar para itens da projeção visual para uma maior ênfase, e se comunicar de maneira mais eficaz que o normal.

É claro que haverá ocasiões em que o tipo de formato do auditório ou o equipamento de áudio/visual requerem o uso do podium. E mesmo nessas ocasiões você pode utilizar o seu olhar e a sua voz para revigorar o seu discurso e atrair o público. Um meio de se fazer isso é variar entre o uso de gestos sutis e intensos, cujo o resultado é a projeção de movimento e vigor vindas de trás do podium. O público começa a lhe observar de outra forma quando você usa ambos [voz e gestos]. Você pode levantar as mãos ou simplesmente levantar uma sombrancelha e a platéia irá focar no seu rosto.

Expressão Corporal

Existe uma relação entre como as pessoas se portam no palco e a mensagem não verbal que elas projetam no público. Para maiores detalhes clique aqui. A ideia é ajustar sua linguagem corporal ao seu discurso, fazendo com que ela sirva de fundamento para as suas palavras e que passe a mensagem não-verbal correta.

Uma boa prática é identificar a emoção – raiva, empatia, frustração, esperança, indignação – central do seu discurso. E uma vez que tenha identificado isso faça as suas colocações dizendo exatamente o que sente, excluindo eufemismos ou o uso de linguagem diplomática do seu discurso.

Humor:




As pessoas adoram rir, logo o humor é uma ferramenta poderosa para um palestrante. Quando um orador demonstra que possui bom senso de humor (e está disposto a usá-lo), os espectadores o ouvirão mais atentos esperando a próxima chance de dar uma boa risada. O humor é um exelente instrumento para manter a atenção do público, use-o para ilustrar um ponto importante do seu discurso ao mesmo tempo em que mantém a platéia entretida.

O seu tema ou as circunstancias de sua apresentação podem definir os limites do que é apropriado. Então proceda com cautela. E se você considera que o uso de humor não combina com você, não se sinta obrigado a fazer isso só porque leu em algum lugar que o uso de comédia é tiro e queda em palestras. Caso você seja uma pessoa sem a veia artística da comédia poupe o público do constrangimento de ouvir alguma piada sem graça.

Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...